Braço direito de Maurício de Sousa, Sidney Gusman estará em Campinas neste sábado (13)

Braço direito de Maurício de Sousa, Sidney Gusman estará em Campinas neste sábado (13) Não seria exagero dizer que a última década da Maurício de Sousa Produções (MSP) seria bem diferente sem Sidney Gusman. Afinal, ainda que a modéstia dele provavelmente o faça dizer que não, dificilmente projetos como as Graphic Novels com personagens do pai na Mônica e mesmo Mônica Jovem teriam se consolidado (pra não dizer “ganhado vida”) sem Sidney. 


Oficialmente coordenador de planejamento editorial da MSP desde 2006, dois anos antes do parto de Turma da Mônica Jovem, o jornalista que completa meio século de vida no próximo dia 29 de agosto estará neste sábado (13) na Anima Escola de Arte, em Campinas, ministrando o workshop Edição de Quadrinhos.

“Afinal, o que faz um editor de quadrinhos? A ideia é justamente desvendar esse mistério.Vamos falar sobre adaptação de textos, análise de roteiros e desenhos, continuidade, erros de revisão problemas de edição, tudo recheado com muitos exemplos, ilustrações e vários exercícios”, diz Sidney. Segundo ele, que também é editor chefe do portal UniversoHQ, o workshop de cinco horas é voltado para quadrinistas, designers, jornalistas, profissionais de letras, editores de texto, estudantes de comunicação e (rs) “possivelmente fãs quadrinhos.”

O workshop terá duração de cinco horas, das 13 às 18 horas, e ainda restam algumas vagas – a inscrição custa R$ 290,00. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Aniima (Rua Coelho Neto, 190, na Vila Itapura), pelo telefone (19) 3342-2992, pelo e-mail atendimento@anima.art.br ou ainda via whatsapp (19) 993-554-029.

Mais sobre Gusman

O homem forte da MSP nasceu em 1966, é jornalista especializado em quadrinhos e escreve sobre o tema desde 1990, em jornais, revistas e sites. De 2000 a 2006, recebeu o Troféu HQ Mix de melhor jornalista especializado em quadrinhos do Brasil. Foi editor executivo da área de quadrinhos da Conrad Editora de 2001 a 2003, sendo responsável por obras cultuadas, como “Sandman” e “Zap Comix”, e mangás como “Dragon Ball”, “Cavaleiros do Zodíaco” e “One Piece”. De 2003 a 2006 foi editor da revista “Wizard”, da Panini, e lançou os livros “100 Respostas sobre Super-Heróis”, “100 Respostas sobre Hanna-Barbera”, “100 Respostas sobre Batman e Grandes Sagas DC” - todos pela Editora Abril.

Em 2006, lançou o livro “Mauricio – Quadrinho a Quadrinho”, pela Editora Globo, que conta a história da paixão do criador da Turma da Mônica pelos gibis. Atualmente, Sidney Gusman é responsável pelo planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções, onde deu vida a projetos como “MSP 50”, “MSP + 50”, “MSP Novos 50”, “Ouro da Casa”, “Graphic MSP”, “Mônica(s)” e outros.

(publicado em 12/08/2016)


Assista ao Vídeo:
Braço direito de Maurício de Sousa, Sidney Gusman estará em Campinas neste sábado (13)

Entre em Contato com o Mundo HQ

Seu endereço de email não será divulgado, porém, deverá ser um e-mail válido para obter a resposta. Campos obrigatórios são marcados*