Cidade no papel: Câmara Municipal exibe exposição com ícones arquitetônicos de Campinas

Cidade no papel: Câmara Municipal exibe exposição com ícones arquitetônicos de Campinas Se no cinema o filme Cidades de Papel vem decepcionando muita gente (ao menos quem leu o livro e esperava mais), na Câmara Municipal de Campinas a cidade está no papel e ganhando muitos elogios: em homenagem ao aniversário de 241 anos do município – comemorado no último 14 de julho – o Legislativo está sediando uma exposição com cerca de 30 trabalhos que homenageiam os principais ícones arquitetônicos campineiros. 



“São desenhos nos mais diversos estilos, que mostram pontos que marcam ou marcaram a história da cidade, como o Cine Voga, a Estação Cultura, o City Bar, enfim, a ideia é mostrar a aniversariante para quem for a Câmara”, diz Ricardo Quintana, curador da exposição e diretor da Pandora Escola de Arte.


Ele explica que a exposição é composta por duas mostras diferentes. A primeira, inédita, apresenta 14 trabalhos 
desenvolvidos especialmente para os 241 anos de vida da cidade. “Convidamos todos os alunos e professores para que escolhessem os locais que achavam significativos na opinião deles e retratarem estes ícones. Os resultados foram os mais variados possíveis, tanto na escolha quanto nas técnicas escolhidas, que vão de aquarelas a até mesmo uma página de quadrinhos”, conta Quintana.



Entre os desenhistas desta primeira mostra estão o brilhante Mário Cau, que ganhou prêmio Jabuti pela adaptação de Dom Casmurro aos quadrinhos (além de HQMix e outras premiações da nona arte), Vitor Gorino e Janio Garcia. Já a outra mostra que compõe a expo é a “Campinas em cartuns”, de autoria do multipremiado cartunista Bira Dantas. 


A partir de uma sugestão do jornalista João Antonio Buher, que como pesquisador da história da caricatura percebeu que os cartunistas não desenhavam a cidade de Campinas., Bira resolveu preencher a lacuna e foi o pioneiro a desenhar as ruas da cidade, passando pelo bairro do Cambuí, do Centro, pelos Estádios Moises Lucarelli e Brinco de Ouro, entre outros lugares populares de Campinas.

Os trabalhos ficarão expostos até o dia 14 de agosto e poderão ser conferidos também em vinhetas especiais de aniversário na TV Câmara. A expo ocorre no hall de entrada do Plenário, que pode ser acessado pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro Ponte Preta. A exposição é aberta e gratuita.


Assista ao Vídeo:
Cidade no papel: Câmara Municipal exibe exposição com ícones arquitetônicos de Campinas

Entre em Contato com o Mundo HQ

Seu endereço de email não será divulgado, porém, deverá ser um e-mail válido para obter a resposta. Campos obrigatórios são marcados*