Quadrindex: Pato Donald (Donald Duck)

Quadrindex: Pato Donald (Donald Duck) Criação: Divertido, rabugento e às vezes muito azarado, Donald foi criado pelos Estúdios Disney em 1934 e fez sua estreia no desenho animado A Galinha Sábia (The Wise Little Hen), uma história baseada em uma fábula de Esopo. O pato nervosinho e desafinado chamou a atenção do público e, por isso, foi incluído pouco tempo depois em um novo curta-metragem: The Band Concert. 


O astro principal deste desenho era Mickey, e Donald, mais uma vez, um personagem secundário. E, mais uma vez, o pato roubou a cena. A partir daí, tornou-se um hit nos desenhos animados. Nos quadrinhos, a versão quadrinizada de A Galinha Sábia foi lançada em 16 de setembro de 1934. A partir de então Donald passou a aparecer nas histórias de Mickey, sempre em papéis secundários, até que em 30 de agosto de 1936 ganhou sua própria série de tiras, chamada A Silly Symphony Featuring Donald Duck


Pouco depois, o pato ganhou uma namorada, Margarida, e em 17 de outubro de 1937 surgiriam os sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luizinho. A popularidade de Donald foi crescendo cada vez mais e ele começou a desbancar de vez o pioneiro Mickey Mouse. 
A história do pato ganhou mais força graças ao quadrinista Carl Barks, responsável pelas melhores HQs do personagem e “pai” de Tio Patinhas, Maga Patalógika e quase metade de Patópolis, cidade que também é criação de Barks. 


O estilo do quadrinista, que morreu em agosto de 2000, é até hoje imitado por muitos desenhistas Disney brasileiros e italianos, além de continuar a ser admirado em todo o mundo. No Brasil, Donald fez sua estreia em 1950 e, desde então, é um dos mais populares personagens Disney.


Enredo: O Pato Donald é um jovem pato solteirão, morador da cidade de Patópolis. Entre suas “qualidades” destacam-se a preguiça, o gênio terrível, um azar quase que interminável e um tremendo faro para a encrenca. 


Sempre vestido de marinheiro, o pato tem várias profissões (até porque invariavelmente acaba sendo despedido) e, em geral, quando se dedica a qualquer uma delas é um profissional exímio a princípio, mas sempre acaba arranjando confusão. O principal ofício de Donald, no entanto, é resolver problemas e se aventurar em missões complicadas para o tio rico, Patinhas (geralmente em troca do aluguel ou de parcos trocados).

Personagens


A família pato é extensa e ajuda a enlouquecer o já nervoso Donald. Destacam-se, entre outros, o rico e pão-duro Tio Patinhas; os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho (que moram com o tio e tanto o colocam quanto o tiram das maiores enrascadas); a eterna namorada Margarida (com quem ele chegou a se casar em uma história produzida no Brasil); o primo sortudo Gastão; o primo tresloucado Peninha e seu sobrinho pior ainda, Biquinho; a vovó Donalda e seu empregado Gansolino; o professor Pardal e as sobrinhas de Margarida, Lalá, Lelé e Lili, além dos vilões irmãos Metralha. Donald também tem um alter-ego justiceiro, o Super-Pato.


Curiosidade: os misteriosos pais do pato


Parte dos “biógrafos” e críticos do Pato Donald e de seu criador, Walt Disney, costuma ironizar o fato de que Donald “nasceu de chocadeira”, ou seja, não teria pai nem mãe. A mesma observação é feita a respeito de seus sobrinhos. Na verdade, porém, o pato tem pai, mãe e até avô (na ilustração acima, carregando o netinho para o quarto na fazenda da Vovó Donalda). 

Foi o que descobriu o cartunista Keno Don Rosa ao revirar os arquivos de Carl Barks, em meados de 1995. Segundo histórias de Barks - que, suspeita-se, Disney tenha mantido em segredo para que o personagem tivesse uma certa identificação com ele (Disney era órfão) -, Donald e sua irmã gêmea, Dumbella (algo como "bobona"), nasceram de um tempestuoso romance entre Hortense Duck (irmã de Tio Patinhas) e Quackmore MacDuck (filho da Vovó Donalda). 

Em uma das HQs, o marido de Donalda, vovô Dabney Duck (esse mesmo que aparece na ilustração desta página) comenta com a esposa: “estes dois são muito desmiolados: não imagino que tipo de filho nascerá deste casal”. Entusiasmado com suas descobertas, Don Rosa resolveu dar sequência às histórias na série “biográfica” que escreveu sobre as origens do Tio Patinhas. 


Na ilustração acima, é possível ver Patinhas brigando com uma de suas irmãs (de cabelos ruivos), sob os olhos dos pequenos Donald e Dumbella e seus pais, Hortense e Quackmore.


Assista ao Vídeo:
Quadrindex: Pato Donald (Donald Duck)

Entre em Contato com o Mundo HQ

Seu endereço de email não será divulgado, porém, deverá ser um e-mail válido para obter a resposta. Campos obrigatórios são marcados*