All Pat: Tinas para todos os gostos

All Pat: Tinas para todos os gostos
Autodidata e artista desde os três anos, o desenhista All Pat (codinome sugerido a ele por Joe Bennet, quadrinista brasileiro famoso com trabalhos publicados na Marvel e na DC Comics) trabalhou como “ghost drawer” para diversos artistas e já teve suas artes para Quarteto Fantástico e Nick Fury publicadas em gibis da Marvel. Mas, recentemente, All – que também é conhecido pelos mais íntimos como Alan Patrick Araújo Santos – tem chamado atenção com seus trabalhos estrelados por um mulherão: Tina, de Maurício de Sousa.


Em galeria hospedada no site Deviant Art, o desenhista expõe mais de 30 artes nas quais uma curvilínea Tina aparece na pele de outras personagens famosas de desenhos animados, quadrinhos e games, como She-Ha, Jessica Rabbit, Buffy a caça-vampiros, Tomb Raider e até, quem diria, Thor e Obelix. Curiosamente, as homenagens à personagem começaram sem querer. 

“Foi por acidente. Eu tinha de fazer um trabalho, não lembro qual agora, e pra esquentar resolvi desenhar alguma coisa sem compromisso. Daí veio a idéia de desenhar a Tina como Gata Negra, a do Homem-Aranha. Esse foi o primeiro desenho dela como outro personagem”, conta o paraense de 30 anos, que é formado em... canto lírico (seria Tina uma musa inspiradora?)


Morando atualmente em Palmas, no Tocantins, All Pat conta que não é leitor assíduo da personagem,mas sabe o quanto ela faz sucesso com os fãs. “Acho que os desenhos que fiz agradaram não tanto por causa da arte,mas por serem da personagem Tina”, diz, com modéstia, revelando ainda que prefere os traços mais antigos de Tina que os da atual fase com título próprio, mais “jovem”.


All Pat revela que consegue “fazer várias Tinas” em um dia e que tem algumas ideias já iniciadas para novas homenagens, como uma entre os Caça-Fantasmas. O critério para uma personagem ser interpretada por Tina, por sinal, é popularidade.”Tem que ter personalidade.Não adianta eu fazer um personagem com ela que ninguém vai saber quem é”, diz.


Apesar de as Tinas de All Pat serem visivelmente mais sensuais que a personagem original, ele explica que essa característica não foi intencional. “Na verdade nunca pensei na questão da sensualidade. Enquanto desenhava muitas vezes lembrei do trabalho do Bruce Timm (Batman Animated). Talvez isso tenha dado esse aspecto pra personagem”, acredita.


All Pat diz ainda que, na correria do dia a dia, não tem como prometer quando –e a que passo – colocará mais Tinas na galeria, mas garante que ideias para isso não faltam. E se Maurício de Sousa visse os desenhos dele, o que o desenhista gostaria que o pai da Mônica dissesse ou fizesse? “Acho que ele pensaria em aproveitar a id
eia. Gostaria que ele tentasse por desenhistas que a deixassem com um traço mais solto. Foi um pouco isso que tentei fazer”, finaliza.



Matéria publicada originalmente em 2 de outubro de 20
l2

Entre em Contato com o Mundo HQ

Seu endereço de email não será divulgado, porém, deverá ser um e-mail válido para obter a resposta. Campos obrigatórios são marcados*