Quadrindex: Dona Marta

Quadrindex: Dona Marta Criação: Ela não é nenhuma sex simbol, mas isso não a impede de ter um apetite voraz para atacar qualquer homem que passe pela frente. Dona Marta foi criada pelo cartunista Glauco em 1981, no livro independente Minorias do Glauco, o mesmo que apresentou ao mundo Geraldão – entre os diversos tipos criados pelo falecido autor, os dois tornaram-se os mais populares (inclusive do público leitor aqui do MundoHQ, que elegeu em enquete dona Marta como personagem favorita de Glauco, seguida por...Geraldão).


Diz a lenda – e o site oficial do autor também dizia - que a personagem é baseada em uma amiga de Glauco que ignorava a homenagem. O próprio Glauco chegou a dizer em entrevistas, porém, que não se tratava de uma única amiga: “Dona Marta são as minhas amigas, são meu jeito de retratar o lado mulher”, afirmava.


Para Glauco, dona Marta e (mais uma vez) Geraldão também eram seus personagens mais sacanas, de maior apelo sexual. Mas, como declarou o autor a Ricardo S. Tayra, autor do trabalho acadêmico SampaHQ, a função deste “apelo” nas tiras era divertir e não erotizar nem chocar o leitor. “O mundo, de certa forma, é movido por isso (o apelo sexual), tem uma espiral lá que todo mundo explora (..) Nossa sociedade é calcada em cima disso, mexer com isso vai tirando aquele peso do pecado, aliviando a carga, mostrando que a gente nasce pelado.”


Enredo

Dona Marta é uma secretária de meia idade, gordinha e tarada pelo sexo oposto. Virgem na maioria das tiras – pelo menos até o final da primeira década dos anos 2000, quando Glauco arrumou um namorado para ela - ela é exibicionista e intimida o chefe, o gerente e qualquer cliente que apareça no escritório com seus oferecimentos.


Na descrição do próprio Glauco: “Ela foi educada à maneira antiga e, tanto esperou seu homem, que acabou ficando para titia. Quando viu que não arrumaria namorado, passou para o ataque. Aliás, Dona Marta canta qualquer um. Pode ser o chefe, o boy do escritório, o entregador de pizza ou o salva-vidas. Mesmo não tendo o corpo em forma, ela se acha a mais gostosa do planeta.”


Personagens

Além de Dona Marta, aparecem na tira figuras masculinas generalizadas, entre as quais o chefe do escritório, os sub-gerentes e os boys. Glauco criou também, em suas últimas tiras publicadas no site oficial antes de sua morte, em 2010, um namorado sem nome, com problemas de visão e certa dificuldade em aplacar o calor de dona Marta. Não se sabe se o personagem ganharia mais destaque ou se tornaria fixo.


Curiosidade: última tira. 

A última tira publicada pelo cartunista Glauco na Folha de São Paulo, no dia em que o autor foi covardemente assassinado (12/03/2010), tinha Dona Marta como personagem principal. Infelizmente, em um misto de sensacionalismo e mau gosto, muitos órgão de mídia exploraram a “coincidência” de Glauco ter “abordado a violência com armas” em seu trabalho derradeiro. Pura bobagem: a tira abordava a tara de dona Marta e sua necessidade de concretizá-la a qualquer custo. Só isso.

Entre em Contato com o Mundo HQ

Seu endereço de email não será divulgado, porém, deverá ser um e-mail válido para obter a resposta. Campos obrigatórios são marcados*