Direto do release: pesquisa inédita com 5 mil pessoas traça perfil do nerd e geek brasileiro

Direto do release: pesquisa inédita com 5 mil pessoas traça perfil do nerd e geek brasileiro


Qual é o super-heroi com mais fãs? O filme mais aclamado? A série de maior sucesso? Para responder a essas perguntas e traçar um verdadeiro retrato do geek e nerd brasileiro, o Omelete, portal de conteúdo de entretenimento inteligente, realizou uma pesquisa especial, entrevistando cerca de 5 mil pessoas.

“Somos a maior fonte de informações do universo geek e nerd, temos um público muito rico em conhecimento e curiosidades. Foi justamente por isso que resolvemos traçar o perfil: para proporcionar que o conteúdo seja cada vez mais especializado e atenda melhor ao público”, afirma Pierre Mantovani, diretor geral do Omelete. As conclusões da pesquisa revelam as preferências e perfil dos usuários, confira detalhes:


Perfil

A maioria é do sexo masculino, solteiro, fez faculdade e mora em São Paulo ou Rio. São bem remunerados e consideram nerds e geeks diferentes: o primeiro é mais ligado a estudos e, o segundo, à tecnologia.Gostam de jogos online, especialmente do FIFA e Angry Birds e são saudosistas da série Friends.


- 59% estão na faixa dos 17 a 28 anos, enquanto 25% na casa dos 29 a 36. 80% são solteiros e 49% possuem formação superior completo ou acima, e 47% com o segundo grau completo. Já no perfil econômico, 42% recebem acima de cinco salários mínimos, enquanto 20% têm renda menor que dois salários mínimos. 

- A capital geek/nerd do Brasil foi apontada como São Paulo com 16%, seguida de Rio de Janeiro com 7 % e Belo Horizonte com 3%.

Preferências

“Santo Favoritismo, Batman!”, o homem-morcego é o super-heroi preferido com 25,53%. Na categoria obras de ficção, o lado negro da força conquistou 9,2% da preferência dos apaixonados por Star Wars, a saga do Senhor dos Anéis também foram bastante votados com 9%.  Harry Potter completou o podium com 5,30%. Já em relação aos atores, marcado como Tony Star, o Homem de Ferro, Robert Downey Jr. é o predileto para 6,2%, já Johnny Deep e Al Pacino empataram com 4% dos votos. A grande surpresa é na escolha da atriz, onde Maryl Streep tem 7% dos fãs, seguida por Natalie Portman e Scarlett Johansson com 6% cada. A brasileira Fernanda Montenegro apareceu em nono no ranking das mais citadas, com 1,76%. Na preferência de marcas Apple, Sony e Marvel foram as mais citadas. 


Mundo dos Games

Os videogames também são realidades no universo nerd/geek, 60% deles indicaram que sempre jogam sendo que 33% frequentemente estão à frente do aparelho. Apenas 6% não tem o costume de jogar. As partidas online também são frequentes para 43% deles. Na preferência dos jogos, FIFA aparece em primeiro com 8,5%, seguido pelas séries de tiro Call Of Duty e Battlefield com 7% e 5%, respectivamente. A série de futebol Pro Evolution Soccer vem logo atrás com 4%. Já nos viciantes jogos para tablets e smartphones, Angry Birds (13,08%), Fruit Ninja (3,12%) e Candy Crush (2,63%) são os destaques.


Quando perguntados sobre algum personagem em especial, o guerreiro espartano Kratos, de God of War, é o mais lembrado para 10% dos entrevistados. O bom e velho Mario Bros vem logo atrás com 8% e Batman fecha o top três com 6%.

Séries e Quadrinhos

Todo bom geek/nerd que se preze segue ao menos uma série e não deixe de lado os hábitos dos quadrinhos. A série de destaque é a produção da HBO, Game Of Thrones, com 11,7%, e os zumbis de The Walking Dead com 7,4%, seguidos dos nerds de The Big Bang Theory vêm com 7,2%. Mesmo após quase 10 anos do final da série, Friends ainda é uma das favoritas com 4,3% dos votos.

No universo dos quadrinhos, o grande destaque é o Batman com 7,5%, Homem Aranha, Watchmen e X-Men têm um empate técnico com 4%, The Walking Dead fecha os cinco primeiros com 2,64%. 



Diferença entre Geeks e Nerds

Dos participantes, 75% indicaram haver diferença entre os dois perfis, e 14% das pessoas acreditam que os nerds estão mais ligados aos estudos, enquanto 30,5% afirmam que o geek está mais ligado à tecnologia. E, quando perguntados em qual categoria se encaixam, 59% se consideram Nerds, enquanto 41% afirmaram ser Geeks.

Auditoria

A pesquisa conta com o suporte metodológico da Lúnica Consultoria, empresa com grande know how em pesquisas de mercado com nove anos de experiência e tem em sua carteira de clientes como Vivo, CPTM, Comgás, entre outras. “Para nós, foi uma grande oportunidade unir a expertise em planejamento estratégico com o conhecimento do nicho Geek/Nerd do Omelete”, afirma Marcos Avó, fundador da Lúnica Consultoria.


Sobre o Omelete: Fundado em 2000, o Omelete é a principal marca Geek do Brasil com o maior portal de cultura pop do país abrangendo temas do cinema, TV, games, quadrinhos, músicas, entre outros assuntos. O ambiente de engajamento online do Omelete atrai uma média de 2,3 milhões de visitantes únicos ao mês, que geram cerca de 25 milhões de pages views (Ibope), possuindo mais de 450 mil seguidores no Facebook, com engajamento semanal acima de 40%. Além disso, a empresa conta com o canal youtube.com/omeleteve, que traz webséries, videocasts, traillers comentados, e diversas outras atrações gerando mais de 2,5 milhões de views mensais. Para conhecer mais sobre esse universo, acesse: www.omelete.com.br

Fonte: NB Press Comunicação

Entre em Contato com o Mundo HQ

Seu endereço de email não será divulgado, porém, deverá ser um e-mail válido para obter a resposta. Campos obrigatórios são marcados*