Trabalhos Acadêmicos

Trabalhos Acadêmicos A Morte do Herói - OK, esse trabalho é meu, portanto sou suspeito, mas seria estranho não colocá-lo, certo? É minha dissertação de mestrado, na qual falo sobre a morte dos heróis de quadrinho e seus porquês (a partir de Sandman, Rê Bordosa e Super-Homem). Entre outras coisas, há aqui uma comparação entre Superman e Jesus e a determinação de que a Aids "matou" a Rê Bordosa. Nos anexos, a entrevista com Angeli na qual falamos sobre isso- fui o primeiro a quem Angeli admitiu a causa mortis (até então falava-se em tédio no casamento - e um índice remissivo de Sandman. O link é da bibliotevca da Unicamp:




http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000257440
 
A - Análise estética de personagens de Angeli – Esse trabalho foi produzido em 1985 na PUC-Campinas e a proposta é boa, mas o resultado é bem simplista. Com todo o respeito aos autores, mas me parece mais uma apresentação do que uma análise. Os três personagens focados são Meia-Oito, Bob Cuspe e Rê Bordosa. Uma curiosidade que vale a pena ver é o manifesto contra o Humor a favor, de Millor Fernandes, incluso aqui. Clique para acessar o PDF.
 
G - Graúna: traços que voam - Entre os autores deste trabalho acadêmico (apresentado na aula do JB) está o hoje professor da PUC Paulo Henrique Ferreira, o PH. Infelizmente não é fácil encontrar no Brasil tanta coisa de qualidade sobre Henfil quanto deveria. Há exceções honrosas como o livro Rebelde do Traço, de Dênis Moraes, e acho que esse trabalho aqui contribui para preencher algumas lacunas. Os anexos são uma atração à parte. Clique para acessar o PDF.
H - Histórias em balões (e fora deles) – Esse trabalho de Patrícia Villalba se propõe a ser um relato sobre as HQs no Brasil e faz isso muito bem, apesar do foco mais restrito aos grandes centros. A parte histórica está bem feita e ilustrada. Começa com Angelo Agostini e outros pioneiros e vai até os anos 1990, com ênfase nos 80. Clique para acessar o PDF.

M - Mulheres Animadas – Sou suspeito, porque orientei esse vídeo na PUC. Mas o resultado foi ótimo, uma bela análise das mulheres nos desenhos animados e como elas refletem a sociedade. Infelizmente não tenho tecnologia para disponibilizar o vídeo aqui ainda, mas o relatório é bem completo e mostra muito bem cada personagem (com direito a um belo anexo de fichas técnicas de desenho). As eleitas como pontos focais pelo grupo (inteiramente composto por mulheres jornalistas, diga-se) foram Betty Boop, Luluzinha, Cinderela, Penélope Charmosa, Josie e as Gatinhas, She-Ha, Super-poderosas e Striperella. Clique para acessar o PDF.

Entre em Contato com o Mundo HQ

Seu endereço de email não será divulgado, porém, deverá ser um e-mail válido para obter a resposta. Campos obrigatórios são marcados*